sexta-feira, 9 de abril de 2010

[Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou]


O verão já era e o outono pintou, essa mudança de estação me fez ver claramente que o tempo está passando, na verdade, o tempo passa. A função dele é passar e nessa loucura toda que é a rotina não nos damos conta de que não é o tempo, mas a vida que passa, relativamente, rápida ou lenta.
Dia desses estava na cama pensando em como as memórias da infância continuam vivas na minha mente e em o quanto vejo as pessoas à minha volta envelhecerem. As crianças conhecidas cresceram, algumas casas já estampam as faixas de aprovação no vestibular e parece que foi ontem que vimos aquelas criancinhas darem seus primeiros passeios na calçada.
A vida é aquilo que acontece enquanto estamos planejando o futuro, essa frase, dizem, é do John Lennon, ele mesmo admitiu que a rotina dos Beatles restringiu muito a vida de todos eles, enquanto o resto do mundo achava que eles eram as pessoas mais sortudas do universo, então quando ele resolveu viver o que o faria feliz foi obrigado a sair da banda. Foi mal interpretado e incompreendido, mas foi feliz até o dia dos disparos, porque ele amava e era amado, isso o fez feliz.
Eu tenho meu planos para um futuro breve e devo fazer escolhas, abrir mão de certas coisas, me divertir menos do que gostaria porque não posso torrar meu dinheiro todo sem pensar no tal do futuro e nem ficar só dormindo ao invés de ir pra faculdade. Tenho absoluta certeza de que valerá a pena, mas não é por isso que vou virar uma maníaca guardadora de dinheiro e dizer não para todas as chances de ser feliz e de dar boas risadas por enquanto.
Sei que quando pensamos muito no dia de amanhã é por uma razão bem pontual: criamos juízo! A adolescência acabou de vez, os planos são mais complexos do que o que fazer no fíndi ou que roupa usar naquela festa, tudo fica mais pesado e as cobranças só aumentam, mas ninguém disse que seria fácil.
Resta cuidar para que não nos tornemos vigias do futuro hipotético. Perder a noção de que a vida é o agora é algo muito arriscado, os planos são importantes, mas o vital é respirar cada segundo do tempo presente. Penso que usando o tempo para fazer coisas úteis e interessantes ajuda muito, tipos, ao invés de aguentar gente chata falando no ouvido é melhor sentar sozinho e ler um livro, ou escutar uma música, justamente aquelas músicas que não temos tempo de ouvir em casa como fazíamos na época do colégio. 
A qualidade do nosso tempo é o que vai fazer o efeito da passagem dele nas nossas vidas ser sentido como se ele passasse voando ou durasse o infinito.









Nenhum comentário:

Postar um comentário