quinta-feira, 22 de outubro de 2009

[Uma forma de felicidade é a leitura] - Jorge Luis Borges

Essa coisa de ler, pensar, e interpretar é muito cansativa, ser leitor é cansativo, a menos que a leitura seja revista de fofoca, né? Mas ler "a sério" requer tempo, energia e principalmente, se dispor a refletir sobre o que está sendo dito pelo autor do texto ou do livro.
O exercício de ler, porque sim, é um baita exercício, pode se tornar prazeroso, mesmo quando o gênero não é aquele nosso preferido, no momento em que deixamos o preconceito (e por que não, a preguiça) de lado e nos permitimos ser levados pelas palavras do outro, assim assimilamos as ideias e os nossos pensamentos entram em conexão com os do autor, tudo fica mais fácil e parabéns: quando isso acontece você realmente é um leitor bem sucedido!
O hábito de escrever ajuda demais quem quer ler melhor, não digo que todo ser vivente na terra deva escrever freneticamente para conseguir compreender um texto, mas que aquelas pessoas que precisam muito analisar leituras, se tiverem o hábito de escrever se sairão melhor, até porque o texto escrito está sendo lido, o escritor é o primeiro leitor do seu texto.
Isso aqui está soando como justificativa de por que eu escrevo, mas não é essa intenção, é que no meu mundo perfeito todas as pessoas seriam leitoras, sabe? O mundo teria pessoas interessantes em qualquer lugar e também muito bem educadas e informadas. Eu não sou maníaca intelectual, tá? Também gosto de novela e de futebol.


3 comentários:

  1. Gostei do pavor final: "não sou maníaca intelectual, tá?" Sem estresse, a gente entendeu...ehuaheuaeuah

    ResponderExcluir
  2. "meu mundo perfeito todas as pessoas seriam leitoras, sabe?" Muito bom, heim, Pri?! POxa, vou ser tua leitora, gostei da tua escrita! E em relação à leitura, sou suspeita pra falar, rsrsrs. Concordo contigo! Apenas não sou noveleira e futeboleira...kkk. =). Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de escrever e ler mais agora.

    ResponderExcluir