quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Todo dia é dia do professor!

Hoje é o dia do professor mas além do feriado escolar, o que mais ele significa? O professor no Brasil é tristemente tratado como profissional de segunda categoria pra não dizer de última mesmo. Infelizmente a educação anda caótica, mas não digo somente em relação às condições das escolas públicas, falo sobre a total falta de reconhencimento desses profissionais, o magistério deveria ser encarado como a base de todas as outras profissões.
Remoer esse assunto vai virar uma divagação política chatíssima, exatamente o que quero evitar, aproveito o dia para dar os parabéns a esses corajosos e idealistas que ainda acreditam que podem mudar alguma coisa nesse mundo mesmo tendo que abrir mão de muitas coisas em sua vida pessoal.
Sou suspeita para falar pois nasci em uma família de professores e tenho muito orgulho disso, por essa razão é também que soa revolta em minhas palavras. Tudo que sou hoje devo a uma professora em especial, minha mãe que é professora desde que me conheço por gente, meu pai é professor não-praticante, digamos, mas talvez não fosse caso as condições de sobrevivência de uma família com o magistério fosse possível. Fora eles, tenho tios professores, um amigo louco o suficiente para isso e outros tantos colegas que um dia virão a ser, eu não sigo com essa sina porque optei pelo bacharelado, não tanto por covardia mas pela falta de paciência que a função exige.
Enfim, coragem nessa luta que não será fácil nem agora nem tão cedo e muita esperança para conseguir trilhar essa carreira que é a mais brilhante dentro da sociedade pois o médico só é médico porque um dia teve um professor, o juiz só é juiz porque um dia teve um professor, até o professor só se tornou professor pois um dia teve um MESTRE (ai, cansei da repetição!).
Parabéns aos profissionais da educação!

2 comentários:

  1. Bela menção ao dia dos profs!
    Por várias vezes procurei curar essa loucura que é tentar a profissão, porém ela é tão bela, possui tanto "status" (mesmo não financeiramente) que retorno ao sono profundo da tentativa e busco ser alguém nessa sociedade através da docência.
    Obrigado mesmo, em nome dos profs., se é que represento decentemente a classe. heuahheauehuaehauhea

    ResponderExcluir
  2. Bah, que inveja heim? Professores na família! Fico feliz pelas pessoas que têm esse privilégio...
    Bem, quando li sobre tua opção pelo bacharelado, imaginei tu professora: bah, tu deve ser bem bravinha! rsrsrs... Mas certamente tu terias um bocado de conhecimento pra passar!

    ResponderExcluir